BSCUP

Capacitação para Bancos de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário

BSCUP1

Projeto desenvolvido para o Hospital Sírio Libanês, dentro do Proadi-SUS. Composto por dois cursos de capacitação para profissionais atuantes em bancos de sangue de cordão umbilical e placentário.

Este programa é composto por duas unidades básicas e dissociáveis, cada qual com peculiaridades e objetivos próprios. As unidades são:

  1. Curso de Capacitação em COLETA de sangue de cordão umbilical;
  2. Curso de Capacitação em PROCESSAMENTO E CONGELAMENTO de sangue de cordão umbilical.

BSCUP2

 

1) Curso de Capacitação em COLETA de sangue de cordão umbilical;

Público alvo: Profissionais de ENFERMAGEM que atuem no(s) serviço(s) credenciado(s) de Maternidade, designados “Centro de Coleta das unidades de sangue de cordão umbilical e placentário”.

Objetivo primário: Habilitar os profissionais a realizarem a coleta de sangue de cordão umbilical, dentro dos padrões e normas estabelecidos na legislação brasileira vigente, na RDC nº 56 / 2010, e nos Standards e Guidelines da FACT – Foundation for the Accreditation of Cellular Therapy e da Associação Americana de Bancos de Sangue (AABB). Fazer com que os profissionais que realizam a coleta conheçam a etapa de processamento, especificamente para identificar como problemas na coleta afetam a qualidade do processo como um todo, visando assim melhorar a qualidade da coleta.

BSCUP3

2) Curso de Capacitação em PROCESSAMENTO E CONGELAMENTO de sangue de cordão umbilical.

Público alvo: Profissionais de BIOLOGIA que atuem no(s) serviço(s) credenciado(s) de processamento e congelamento de células tronco, designados “Laboratório de Processamento Celular (LPC)”.

Objetivo primário: Realizar capacitação profissional de biologista nas atividades do Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário (BSCUP), com foco no processamento, caracterização e criopreservação de células progenitoras hematopoéticas de sangue de cordão umbilical, baseado nos critérios estabelecidos pela RDC 56 e pelo BSCUP do Hospital Sírio Libanês.